CLUBE DE LEITURA DO COMUM - 'MANUAL PARA MULHERES DE LIMPEZA', LUCIA BERLIN

 


Depois de Sylvia Plath e Tove Ditlevsen, na próxima sessão, a 19 de setembro, bronzeados como o diabo, falaremos de ‘Manual para mulheres de limpeza’ de Lucia Berlin (1936-2004), com tradução de Rita Canas Mendes.

Lucia Berlin nasceu no Alasca em 1936 e viveu um pouco por todo o lado (Idaho, Kentucky, Montana, El Paso, Santiago (Chile), Novo México, Nova Iorque, México, Califórnia, Colorado). Casou por três vezes e teve quatro filhos. Publica pela primeira vez aos 24 anos, mas até ao fim da década de 1980, com a sua vida agitada e problemas de alcoolismo, escreve de forma esporádica, embora brilhante. A sua escrita obteve, em vida, algum reconhecimento, embora nunca tenha chegado ao grande público. A publicação de ‘Manual para mulheres de limpeza’, em 2016, obteve um grande sucesso.

Lucia sabia identificar perfeitamente a coluna vertebral de uma história. Mesmo quando parece vaguear de memória em memória, nunca perde o sentido; conserva um instinto que a devolve de volta a casa, às vezes por caminhos muito estreitos. É irónica, divertida, cruel. Às vezes encosta-nos às cordas e dá-nos um murro no nariz. A linguagem não é pretensiosa ou elaborada, mas é por vezes surpreendente… mais do que isso, há aqui figuras de estilo que nos fazem rebolar pelo chão: os presos que parecem uma equipa de remo, os ciclistas que parecem a cauda de um papagaio, o som das folhas das palmeiras tocando-se, que parece um croupier a baralhar cartas.

Apesar de muitas vezes acometida por uma aparente vertigem autodestrutiva, de imprudência em imprudência, Lucia tem ganas de viver; e é essa pulsão vital que cobre como um verniz brilhante tudo o que escreveu. Oh, Lucia… tanto talento.

Venham conversar connosco!

Informações úteis:

* Não é necessária inscrição prévia.

* Não é obrigatória a leitura do livro para participar na sessão.

* Quando: Terceira quinta-feira do mês (19 de setembro), às 19h               

* Onde: Livraria Ler Devagar, na Casa do Comum, Rua da Rosa 285 | Lisboa 

* Dinamizado por Pedro Rondulha Gomes, com a preciosa colaboração de Carla Veiga e Isabel Minhós Martins

* Livro outubro: Eu Canto e a Montanha Dança, Irene Solá (Rita Custódio e Àlex Tarradellas)

* Os livros a discutir de seguida são votados na sessão. A votação para novembro:

- Butcher’s Crossing, John Williams (J. Teixeira de Aguilar)

- Advento, Gunnar Gunnarsson (João Reis)

- Pão com Fiambre, Charles Bukowsky (Manuel A. Domingos)


Comentários

Mensagens populares