CLUBE DE LEITURA DO COMUM – A CONSPIRAÇÃO CONTRA A AMÉRICA, PHILIP ROTH
Na próxima sessão do Clube de Leitura do Comum, a 25 de junho, vamos falar sobre o livro ‘A conspiração contra a América’ (2004) de Philip Roth, com tradução de Fernanda Pinto Rodrigues.
E se Franklin D. Rosevelt (FDR) não tivesse sido eleito em 1940 para o seu terceiro mandato presidencial? E se, em seu lugar, tivesse sido escolhido Charles Lindbergh, herói da aviação, simpatizante nazi e porta-voz do America First, um movimento isolacionista? ‘Conspiração contra a América’ é um exercício de história alternativa. A América fica fora da Segunda Guerra Mundial, mas a que preço? Um estudo sobre a forma insidiosa como o um regime autoritário, populista e antissemita se pode infiltrar sob a fachada das instituições democráticas. O jovem Philip Roth a sua família, judeus de classe média de Newark, estão no centro desta história alternativa, articulando os pequenos desvios do quotidiano por onde supura o medo.
Juntem-se a nós!
----------------------------------------
Philip Roth (1933–2018) é considerado um dos maiores escritores norte-americanos do século XX, conhecido por sua escrita incisiva, explorando identidade, sexualidade, política e judaísmo. Autor de obras aclamadas como Pastoral Americana (vencedora do Pulitzer), O Teatro de Sabbath e Nêmesis, Roth ganhou os prêmios mais importantes da literatura mundial, incluindo o National Book Award e o PEN/Faulkner.
----------------------------------------
Informações úteis:
• Não é obrigatória a leitura do livro para participar na sessão.
• Quando: 25 de junho, às 19h
• Onde: Sala de cinema, na Casa do Comum, Rua da Rosa 285 | Lisboa
• Dinamizado por Pedro Rondulha Gomes, com a preciosa colaboração de Carla Veiga e Isabel Minhós Martins
• Livro de julho: A lua e as fogueiras, Cesare Pavese (Manuel de Seabra)
Comentários
Enviar um comentário