CLUBE DE LEITURA DO COMUM – AS MALDITAS, CAMILA SOSA VILLADA
Na próxima sessão do Clube de Leitura do Comum, a 28 de maio, vamos falar sobre o livro ‘As malditas’ de Camila Sosa Villada, com tradução de Helena Pitta. Nesta sessão contamos com a participação especial de Gabriela Moita, psicóloga clínica, psicoterapeuta, terapeuta sexual e de casal e psicodramatista.
Este livro chega-nos a partir de um ângulo morto, congeminado fora de vista, articulado com uma força e ternura terríveis, recorrendo a uma imagética surpreendente. As Malditas são criaturas da penumbra: procuram transparência durante dia e o deslumbre à noite. E respondem à violência que as acolhe, sem submissão, sem amargura, caminhando em matilha pelo parque. Não é uma história em fica tudo bem. Pelo caminho a matilha é dispersa, toda a violência e humilhação são possíveis, e fazem vítimas. Tia Encarna, a matriarca, tem 184 anos; uma santa de gesso chora ouvindo-a cantar; amamenta a criança que recolhera no parque com os seus seios injetados com óleo de avião; María, a muda, transforma-se num pássaro e passa a habitar o limoeiro da pensão, alimentado apenas pela criança; Natalía, sétimo filho varão, transforma-se num lobisomem nas noites de lua cheia. E todos estes acontecimentos, sendo surpreendentes, não nos parecem menos plausíveis do que todo o inferno que as rodeia, porque a realidade em que se movem é a da penumbra, do sonho, do pesadelo. Não se volta do inferno sem dobrar a verdade.
Juntem-se a nós!
----------------------------------------
Camila Sosa Vilada (1982-) é uma escritora, atriz e dramaturga transgénero argentina. Formou-se em Comunicação e Teatro pela Universidade Nacional de Córdoba. Foi prostituta, vendedora de rua e empregada doméstica. ‘As malditas’ (Las malas), o seu livro de estreia, foi um sucesso editorial em todo o mundo hispânico, com traduções para diversas línguas.
----------------------------------------
Informações úteis:
• Não é obrigatória a leitura do livro para participar na sessão.
• Quando: 16 de abril, às 19h
• Onde: Sala de cinema, na Casa do Comum, Rua da Rosa 285 | Lisboa
• Dinamizado por Pedro Rondulha Gomes, com a preciosa colaboração de Carla Veiga e Isabel Minhós Martins
• Livro de junho: A conspiração contra a América, Philip Roth (Fernanda Pinto Rodrigues)
Comentários
Enviar um comentário