CLUBE DE LEITURA DO COMUM – TU NÃO ÉS COMO AS OUTRAS MÃES, ANGELIKA SCHROBSDORFF


Na próxima sessão do Clube de Leitura do Comum, a 18 de setembro, vamos falar sobre o livro ‘Tu não és como as outras mães’ (1950) de Angelika Schrobsdorff, com tradução de Helena Topa. 


Talvez este livro, um romance biográfico sobre a mãe da autora, faça mais pela compreensão do que foi a primeira metade do século XX na Europa, em todo o seu esplendor e horror, do que muitos manuais de História. Else, a mãe, rodopia pelos loucos anos vinte como um torvelinho, que atrai e mantém em seu torno, magneticamente, amigos e amantes, num delírio erótico de menina mimada. Depois, nos anos 30, ‘um bando de arruaceiros e criminosos’ insinua-se e sobe ao poder. Passo a passo, inacreditavelmente, o impensável ganha forma. Acossada pelas políticas antissemitas fogem para Bulgária, separa-se do filho mais velho, vivem grandes dificuldades. A mulher e amante que enfia os dedos na terra e a cheira profundamente, é também a mãe que sofre com afastamento físico dos filhos; como um bicho, precisa de os tocar, cheirar, sentir o seu calor, o seu hálito, e sofre. Ninguém sai ileso, mas ‘enfim, apesar de tudo, foi belo!’.

Juntem-se a nós!
----------------------------------------

Angelika Schrobsdorff (1927–2016) foi escritora e atriz alemã, filha de mãe judia e pai da alta burguesia berlinense. Viveu em Berlin até aos 12 anos, tendo-se refugiado na Bulgária com a mãe e irmã durante a segunda guerra mundial, fugindo ao regime Nazi. Depois da guerra viveu Munique, Paris e Jerusalém.  O primeiro romance de Schrobsdorff, ‘Die Herren’ (‘The Gentlemen’, 1961) causou escândalo e tornou-a famosa. Depois, publicou uma dúzia de livros, vários deles sobre a Bulgária. O seu romance autobiográfico, ‘Tu não és como as outras mães’ (1992), foi um best-seller. 
----------------------------------------

Informações úteis:
Não é necessária inscrição prévia.
Não é obrigatória a leitura do livro para participar na sessão.
Quando: 18 de setembro, às 19h                
Onde: Livraria Ler Devagar, Casa do Comum, Rua da Rosa 285 | Lisboa 
Dinamizado por Pedro Rondulha Gomes, com a preciosa colaboração de Carla Veiga e Isabel Minhós Martins
Sessão de outubro: conversa sobre ‘Como escolhes os teus livros?’ (partilha-os connosco)

Comentários

Mensagens populares